Reserva financeira
Brasil Educação Financeira

A caixa d’água da sua vida financeira

Compartilhe nas redes sociais!

Existem situações as quais já estamos acostumados, porque sempre foram da mesma forma e que aprendemos que a forma correta era de uma certa maneira e isso se tornou natural para nós.

Ter uma caixa d’ água, por exemplo, é comum para a maioria das casas aqui no Brasil, e sua função é a de estocar água para, no caso de interrupção do abastecimento, termos como continuar nosso uso normal, até que seja reestabelecido o fornecimento. Isso faz todo sentido e provavelmente não compraríamos uma casa que não tivesse um reservatório de água deste tipo. 

Mas porque muita gente não faz o mesmo para suas finanças?

Porque não utilizar o mesmo conceito da necessidade do “abastecimento” em tempos de dificuldade para garantir que haja o suficiente quando o “suprimento” é cortado?

O primeiro motivo, certamente é o fato de não aprendermos isso desde pequenos, não termos o mesmo conceito desenvolvido em nossa formação, de que isso é fundamental.

Mas com a chegada de uma grande crise (de uma falta d’água de maiores proporções em nossa vida financeira) fica evidente que não termos o nosso reservatório de dinheiro leva a possíveis consequências muito ruins, podendo até mesmo levar a uma situação catastrófica.

A situação atual de uma pandemia deixou claro e cristalino que ter uma reserva financeira é fundamental e muitos já se conscientizaram e estão buscando iniciar ou continuar a constituir essa reserva financeira.

Mas quanto é necessário ter? Onde guardar? Como e quando utilizar?

Estas são perguntas comuns para quem inicia esta jornada de formação de reserva financeira e o desenvolvimento de uma educação financeira mais completa passa por entender esses e outros conceitos importantes para poder desenvolver um bom planejamento financeiro pessoal e/ou familiar.

Ter uma reserva financeira possibilita não somente ficar prevenido em situações imprevistas, mas também permite aproveitar boas oportunidades que talvez não fosse possível no caso dela não existir.

Portanto, comece já a desenvolver a sua e para iniciar da forma correta, você pode utilizar o simulador para construção de reserva financeira que desenvolvi, clicando aqui. 

Assim, você terá condições de se preparar para futuros momentos de incerteza e assim poder tomar melhores decisões do que fazer e quando. 

Não deixe que suas torneiras sequem, com a sensação de não saber quando a água vai voltar. Comece agora a desenvolver sua educação financeira para ter uma vida com mais qualidade.

E se precisar de ajuda é só me procurar.

Luís Eduardo Botelho
Luís Eduardo Botelho
Formado e Mestrado em Engenharia, Coaching, Educador Financeiro, Inteligência Financeira, Certificação CPA-20 (ANBIMA) e é membro da ABEFIN. Com 15 anos dedicados a programas de educação é Planejador, Educador Financeiro e Palestrante, onde atou no SBT, Honda, FMU, Grupo Petrópolis, Comgás e Lello. Redes sociais: Instagram: @inspiratori73 Facebook: riquezainspiradora E-mail: lbotelho@inspiratori.com.br
https://www.inspiratori.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *